AYURVEDA

Ayurveda é uma ciência milenar da vida e da longevidade, que teve origem na Índia e vem sendo praticada no mundo todo com adaptações para cada região.

 

A abordagem ayurvédica é sistêmica e abrange a saúde física, mental e espiritual de cada indivíduo no contexto em que ele está inserido.

 

No acompanhamento ayurvédico identificamos desequilíbrios que possam estar bloqueando o pleno potencial do indivíduo.

No Ayurveda consideramos que o ser humano foi criado a partir dos 5 elementos da natureza: Ar, Éter, Fogo, Terra e Água. A combinação desses elementos gera três forças que governam nosso organismo, esse conjunto de forças é chamado de Dosha e se divide em Vata (Éter e Ar), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Água e Terra).

Ervas e minerais

Os Doshas tem características e funções específicas, Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência; Pitta é o princípio da digestão e da transformação e Kapha é o princípio da lubrificação e da estruturação.

Cada um de nós apresenta todos esses elementos, mas nascemos com combinações diferentes e com mais características de um Dosha do que de outro. Nosso objetivo no tratamento é identificar qual desses doshas pode estar em desequilíbrio, ocupando mais ou menos espaço do que deveria no seu corpo.

Ao identificar as características e o desequilíbrio, o conhecimento Ayurvédico oferece sugestões de alimentação, atividades físicas, ervas, terapias corporais, aromaterapia, cristais, cromoterapia e práticas diárias para o seu bem-estar.